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quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

OS MÓRMONS E A MAÇONARIA






Chamado Para o Trabalho Cesóstre Guimarães de Oliveira MM*


Trechos retirados do trabalho que nos foi indicado pelo Irm Joel Affonsojcaffonso@yahoo.com.br do autor acima citado. Por questão de Objetivo passamos da Introdução para o 3º capitulo.OS CONSTRUTORES DE TEMPLOS.tibério sá maia.




INTRODUÇÃO


... se houver qualquer coisa virtuosa, amável, de boa fama ou louvável, nós a procuraremos 13º Regra de Fé. (dos Mórmons)


Abusando da síntese, e de forma despretensiosa, cobrirei 187 anos de história, tudo estará sendo analisado à luz da verdade, com o principal intuito de desvincular fato de ficção.
Estarei desmistificando a história. Perguntas que para muitos parece tabu, aqui terão respostas. Questionamentos tais como:
Eram Joseph e Hyrum Smith maçons?
A Maçonaria teve participação em suas mortes?
Brigham Young também o foi?
A Igreja é contrária à associação de seus membros com a maçonaria?
Caso o seja, como explicar a presença dos primeiros cinco presidentes da Igreja na Maçonaria? Por que ainda hoje existem tantos líderes da Igreja no seio da Maçonaria?
Por que a Primeira Presidência não se manifesta oficialmente sobre este tema?
Inicialmente para que haja melhor compreensão do por que nomeio tanto aos maçons quanto aos Santos dos Últimos Dias, de construtores de templos, farei um breve relato de acontecimentos ocorridos no interior do templo de Salomão. Ao mesmo tempo em que tento explicar quem foi este (para alguns) enigma, chamado Hiram Abiff. Ao longo da leitura você descobrirá que vários líderes da Igreja tiveram uma intima relação de conhecimento sobre sua existência e passagem pelo mais famoso de todos os templos. Antes precisa ficar claro que contrário ao que algumas pessoas têm afirmado, não existe nenhum conflito ideológico, religioso ou literário entre os Pedreiros Livres e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Maçonaria por não ser uma religião e não tentar interferir nesta temática, em nada conflita com a Igreja de Jesus Cristo ou qualquer outro seguimento religioso, me sinto livre como Santo dos Últimos Dias, para continuar minha escalada maçônica. Quando tomei a decisão de fazer esta compilação sobre a relação entre maçonaria e os “mórmons”, confesso que fiquei em dúvida, meu receio era que em algum momento viesse a ser leviano ou passional, tenho um testemunho da Igreja de Jesus Cristo, gosto de fazer maçonaria, então pensei: Dentro de meu contexto social, sou eu no momento a pessoa mais qualificada para fazer um relato imparcial sobre a relação existente entre as duas organizações, então é a isto que me proponho...
“Se algum erro existir” nesta compilação, se alguma impressão preconceituosa, discriminadora, ou conflitante com as doutrinas de Jesus Cristo e ou normas da Maçonaria transparecer aqui, deve ser interpretado como dificuldade de expressão deste autor, não falo em nome da Igreja, nem tão pouco em nome da Maçonaria, sou o único responsável por este trabalho de pesquisa, as impressões e interpretações são minhas, e desta forma devem ser compreendidas, convido a todos que despidos de preconceitos e ignorando interpretações herdadas de escritos sensacionalistas façam a leitura, minha intenção é tão somente ser fiel aos registros, pois esta é a história, este foi o fato... E aconteceu assim...



Do CAPITULO IIIOS SANTOS CONSTRUTORES

Terça feira, dia 15, hoje oficiei como capelão na instalação da Loja de Maçons de Nauvoo, no Bosque próximo ao Templo me espera o Grão Mestre Jonas, de Columbus, temos hoje a presença de um grande número de pessoas. O dia foi muito bom; todas as coisas foram feitas em ordem, e a satisfação universal foi expressa. Ao anoitecer recebi o primeiro grau da Maçonaria na Loja de Nauvoo, (que funcionou) em meu escritório geral (...).(Inicio do diário do Profeta Joseph Smith, março de 1842). Alguns líderes da Igreja e outros pesquisadores têm tentado ignorar os encontros e desencontros ocorridos entre as duas organizações, penso eu que por falta de respostas para algumas perguntas. Mas sei também que calar a estes encontros e desencontros, é um objetivo impossível de ser atingido sem prejuízo da verdade. Pois é publico e notório que a história das duas organizações está entrelaçada de modo intimo. Os primórdios da história da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e a Maçonaria estão de tal modo ligados que o simples fato de tentar relatar suas existências sem citá-las juntas, torna-se uma tarefa penosa e impossível de ser atingida, pois sempre ficará aquele que ler a impressão que algo ficou faltando. Uma de minhas pretensões ao fazer esta compilação é registrar de modo claro e objetivo a trajetória dos primeiros líderes da Igreja e sua relação com a Maçonaria. Para iniciar, nada mais justo do que começar relatando sobre o Profeta Joseph Smith, ele foi chamado por Deus para conduzir a Restauração do Evangelho, através dele o Livro de Mórmon foi traduzido. Ele também serviu em várias atividades seculares, como por exemplo: Chefe Geral da Legião de Nauvoo, Prefeito de Nauvoo, e outras mais. O Profeta foi iniciado na augusta ordem por Mestre Abraham Jonas (Tecerei alguns comentários sobre este homem mais a frente).
Como foi frisado no inicio desta compilação Hyrum e seu pai Joseph Smith Sr eram bem mais antigo que o Profeta no contexto maçônico. Hyrum foi iniciado na Loja Monte Moriah em Palmyra, Município de Ontário – NY, tendo posteriormente sido um dos fundadores da Loja Worshipful em 1841 onde exerceu várias funções.
Outro que teve grande relevância tanto no contexto maçônico como na Igreja, foi Sidney Rigdon um pastor protestante de Cambellite que se converteu ao Evangelho Restaurado, tendo posteriormente servido na Primeira Presidência como conselheiro do Profeta Joseph Smith. Ele também foi iniciado na maçonaria por Mestre Abraham Jonas, e continuou sua escalada maçônica mesmo depois das dissidências causadas pela morte do profeta, e da divisão dos santos em grupos religiosos. Segundo consta no diário de seu filho, e outros registros maçônicos, Rigdon continuou suas atividades maçônicas até o fim de seus dias. Como um de seus maiores feitos maçônicos posso registrar a fundação da Loja A Amizade, em 18 de junho de 1851.
No cumprimento de uma exigência sua quando ainda em vida, na morte foi enterrado segundo os Ritos Maçônicos que foram administrados pela Loja Allegheny.
Ao falar de Santos dos Últimos Dias que abraçaram a Arte Real, obrigatoriamente necessito cita Brigham Young. Este foi alguém que venceu suas paixões, e submeteu sua vontade. Ele era membro do Quorum dos Doze Apóstolos quando foi iniciado. Tendo o sido na Loja de Nauvoo, em 4 de julho de 1842.
Tomando como base os registros da Loja posso afirmar que Profeta Joseph Smith estava presente a sua iniciação. Sua fidelidade e a seriedade de como encarava a maçonaria, pode ser observada nos registros fotográficos maçônicos e de (documentos da Igreja) alem de outros proprietários, ele aparece nestas fotos com um broche com símbolos maçônicos, é importante frisar que algumas destas fotos são posteriores ao êxodo para Utah.
Um outro amigo tão chegado do Profeta era Willard Richards que acumulava as funções de Apóstolo, Historiador da Igreja, e secretário pessoal do Profeta. Ele estava presente na cadeia de Cartage quando da chacina. Richards foi iniciado na mesma ocasião e na mesma Loja que Brigham Young.
Já Heber C. Kimball que também era membro do Primeiro Quorum dos Doze Apóstolos e foi conselheiro do Presidente Brigham Young. Foi iniciado em Winner, Município de Ontário, NY em 1825. Estava se preparando para atingir o mais alto grau da maçonaria o que não foi concretizado devido o sentimento ante maçônico estimulado pelo caso Morgan que provocou o fechamento da maioria das Lojas naquela região do país (posteriormente trataremos do caso Morgan). Heber C. Kimball desenvolveu várias funções na Loja de Nauvoo.
O próspero comerciante Newel K. Whitney filiou-se a Igreja no inicio de 1830. Ele foi ordenado Bispo pelo Profeta Joseph Smith para presidir sobre os Santos de Ohio e os Estados Orientais. Whitney foi iniciado na Loja Orbe, em Painesville, Ohio. Ele serviu posteriormente como Tesoureiro da Loja de Nauvoo.
John Taylor que já era membro do Quorum dos Doze Apóstolos, sob a supervisão do Profeta Joseph Smith foi iniciado na Loja de Nauvoo. Ele sucedeu Brigham Young na presidência da Igreja.O novo convertido (1830) Parley P. Pratt, que serviu como Presidente de Missão no Missouri e depois como um Apóstolo. E posteriormente cumpriu várias missões para a igreja, passando pela função de editor do Jornal Estrela Milenar, um jornal da Igreja. Foi iniciado na Loja de Nauvoo em 7 de outubro de 1843.
Também outro Apóstolo que sob a supervisão do Profeta iniciou na Loja de Nauvoo foi Wilford Woodruff. Ele foi o quarto presidente da Igreja.O quinto Presidente da Igreja, Lorenzo Snow, com a anuência do Profeta Joseph Smith foi iniciado na Loja de Nauvoo.
Já o Apóstolo Orson Hyde, que logo após sua conversão assumiu funções proeminentes na Igreja, e que serviu várias missões, dedicou a Terra Santa para o ajuntamento final de Israel, foi iniciado na Loja de Orbe nº 10 em Painesville, Ohio.
Orin Caring Rockwell era um novo converso da igreja e era um amigo do Profeta Joseph Smith. Alguns historiadores afirmam ser ele um dos donos do Jornal Danites no Missouri, mais não existe consenso quanto a isso. Rockwell foi acusado da tentativa de assassinato de Lilburn W. Boggs, Governador do Missouri que tinha emitido a "Ordem de Extermínio" contra os membros da Igreja. Durante nove meses ele esteve na prisão por causa desta acusação. Rockwell foi iniciado na Loja de Nauvoo em 3 de setembro de 1844.
William Clayton um convertido inglês que migrou para Nauvoo em 1840, veio a torna-se um dos secretários pessoais e confidentes do Profeta Joseph Smith. Ele foi um dos primeiro a adotar o casamento plural. Antes da morte do Profeta ele foi iniciado na Loja de Nauvoo em abril de 1842. Ele era muito meticuloso, e em seu diário escreveu e preservou uma riqueza grandiosa de informações importantes relativas aos primeiros convênios feitos no templo de Nauvoo, como também os detalhes do dia a dia da vida em Nauvoo. Ele estava entre os Santos que se deslocaram para o Oeste, liderados pelo Presidente Brigham Young.
George Miller se converteu em 1839. E logo foi chamado para substituir Edward Partridge como Bispo, e Don Carlos Smith como presidente dos Sacerdotes em Nauvoo. De acordo com os registros daquela Loja, Miller foi iniciado em 11 de março de 1819, Miller era um dos membros do "Conselho dos Cinqüenta”. Depois da morte do Profeta, Miller teve desentendimentos com o Presidente Brigham Young e eventualmente afastou-se da Igreja. Existem muitos outros líderes da Igreja, tanto no passado como contemporâneos, que também são maçons, não citarei aqui os contemporâneos pelo simples respeito de suas vontades. Os que foram citados, só foram por que em nenhum momento eles manifestaram o desejo de anonimato e sua condição de maçom é de domínio publico, apenas citei estes para demonstrar que nada existe por parte da Igreja que venha desabonar nossa participação ou permanência na maçonaria.

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